DENGUE
A Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, os sintomas mais comuns são dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor no corpo (nos músculos e nas articulações), falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas pelo corpo.
O mosquito é o principal vetor (transmissor) da doença .O aumento da proliferação tende a acontecer na estação mais quente do ano (verão).
A maneira mais eficaz de evitar a Dengue é não deixar o mosquito proliferar. Isto pode ser feito acabando-se com os criadouros (garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copos descartáveis e sacos plásticos, entre outros objetos que podem acumular água). Também é necessário manter sempre limpa a caixa da água e poços. Além disso, deve-se evitar jogar lixo nas ruas e quintais, pois mesmo tampas de garrafas pet, copos plásticos e brinquedos podem ser locais para proliferação do mosquito.
SINTOMAS
A dengue começa com uma febre alta súbita, geralmente acima de 40°C. Uma erupção vermelha e plana pode surgir em grande parte do corpo de 2 a 5 dias após o início da febre. Uma segunda erupção, semelhante ao sarampo, surge em um estágio posterior da doença. As pessoas infectadas podem ter a sensibilidade da pele aumentada e se sentem muito indispostas.
Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:
Dor de cabeça (principalmente atrás dos olhos)
Fadiga
Dores nas articulações
Dores musculares
Náusea
Nódulos linfáticos inchados
Vômito
TRATAMENTO
Não há um tratamento específico para a dengue. Você vai precisar tomar líquidos caso tenha sinais de desidratação. O paracetamol é usado para tratar a febre alta. Evite tomar ácido acetil salicílico.
VAMOS NOS UNIR CONTRA A DENGUE
FONTE -www.dengue.org.br/